Sistema Online de Acompanhamento de Conferências - ABEC, XV Encontro Nacional de Editores Científicos

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS DA LIDERANÇA E DA PROFISSIONALIZAÇÃO DA FUNÇÃO DE EDITOR CHEFE DE PERIÓDICO CIENTÍFICO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Ilda Fontes, Flávia Feitosa Santana, Luisa Veras de Sandes-Guimarães

Última alteração: 2015-12-07

Resumo


Este trabalho busca contribuir para a reflexão do papel de liderança do editor chefe de periódico científico não apenas junto à comunidade científica mas, sobretudo, junto à equipe que lhe dá suporte nas atividades de editoração científica, com foco em profissionalização, tendo como base uma amostra de periódicos da área de Administração, classificados nos estratos A e B do Qualis/CAPES. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com oito editores chefes de periódicos, acompanhada de análise de conteúdo. Verificou-se que o papel de editor está centrado na certificação científica dos artigos submetidos e na liderança do periódico junto à comunidade científica. Isso vem acontecendo, pois os editores não possuem dedicação exclusiva, atuando em outras diversas atividades acadêmicas. Deste modo, atividades importantes ficam prejudicadas, como a liderança junto à equipe editorial que lhe dá suporte na gestão científica e de publicação do periódico. Nesse contexto, discute-se a profissionalização do editor científico como líder.

Palavras-chave: Editor científico; Periódico científico; Liderança; Gestão Editorial.

Resumo: Este trabalho busca contribuir para a reflexão do papel de liderança do editor chefe de periódico científico não apenas junto à comunidade científica mas, sobretudo, junto à equipe que lhe dá suporte nas atividades de editoração científica, com foco em profissionalização, tendo como base uma amostra de periódicos da área de Administração, classificados nos extratos A e B do Qualis/CAPES. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com oito editores chefes de periódicos, acompanhada de análise de conteúdo. Verificou-se que o papel de editor está centrado na certificação científica dos artigos submetidos e na liderança do periódico junto à comunidade científica. Isso vem acontecendo, pois os editores não possuem dedicação exclusiva, atuando em outras diversas atividades acadêmicas. Deste modo, atividades importantes ficam prejudicadas, como a liderança junto à equipe editorial que lhe dá suporte na gestão científica e de publicação do periódico. Nesse contexto, discute-se a profissionalização do editor científico como líder.

Palavras-chave: Editor científico; Periódico científico; Liderança; Gestão Editorial.


Texto completo: PDF