Sistema Online de Acompanhamento de Conferências - ABEC, ABEC MEETING 2017

Tamanho da fonte: 
JVATiTD - Ações implementadas para aumentar o fator de impacto nas bases Web of Science e Scopus
Juliana S. Simionato, Selma de Lourdes Martins, Jean-Philippe Chippaux, Maria Elena de Lima, Lucilene Delazari dos Santos, Rui Seabra Ferreira Junior, Benedito Barraviera

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Em 2012, em decorrência da estabilização do fator de impacto do JVATiTD, decidimos buscar um parceiro internacional que mantivese o acesso aberto e gratuito e que contribuísse na melhoria do periódico, inclusive conquistando novos indexadores. Optou-se pela BioMed Central (http://www.biomedcentral.com) do grupo Springer-Nature, que se compromoteu a coloborar nessas ações. No início de 2013, essa parceria se consolidou e em junho fomos indexados no PubMed e PubMed Central.

Ações implementadas:

1) Publicação de fluxo contínuo.

2) Indexadores estratégicos.

3) Novos editores associados e corpo editorial.

4) Priorizar qualidade e cortar supérfluos.

5) Estimular publicação de multimidia.

6) Manter um babco de dados atualizado de toda a revista.

7) Participação dos editores em eventos da área.

8) Participação dos editores em grupos de pesquisa.

9) Editores devem ser pareceristas em outras revistas.

10) Publicar séries temáticas e especiais.

A velocidade da publicação (submissão à publicação) aumentou significativamente nos últimos anos em decorrência da implantação da revista em fluxo contínuo. Hoje este tempo é de apenas 105 dias.

Em 2015, o periódico foi reclassificado pelo Programa WebQualis da CAPES nos seguintes estratos, a saber: B1: Medicina Veterinária, Zootecnia/Recursos Pesqueiros; B2: Medicina I, Medicina II, Odontologia, Saúde Coletiva, Farmácia; B3: Ciências Biológicas I, II e III.

A parceria com a BioMed Central-Springer-Nature foi estratégica, pois em 2016 atingimos fatores de impacto acima 1,0 tanto no Web of Science (Journal Citation Reports = 1.447), quanto no Scopus (Scimago = 1.505). Isso certamente deverá permitir a conquista de novos indexadores, promover ampla visibilidade e aumento das citações, e como consequência direta aumento das submissões e do fator de impacto nos anos vindouros.