Sistema Online de Acompanhamento de Conferências - ABEC, ABEC Meeting 2018

Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DO GOOGLE ANALYTICS NA REMAT E ANÁLISE DO PERFIL DOS USUÁRIOS
Rafael Eduardo da Silva, Carollayne Cesar Vissirini, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Katia Arcaro

Última alteração: 2018-09-06

Resumo


A REMAT vem constituindo-se enquanto periódico científico desde 2015, tendo como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática. Na busca pelo aperfeiçoamento, evoluções ocorreram em seus processos e fluxos, e questões como a acessibilidade digital foram tratadas, bem como investiu-se na divulgação do periódico por meio de correio eletrônico, site institucional e redes sociais. Uma pesquisa por formulário eletrônico realizada no Campus sede da REMAT buscou traçar o perfil de leitura de servidores e alunos, tendo como resultado principal que os meios digitais e impressos são a preferencial fonte de leitura desse público. No entanto, apenas 34% dos entrevistados, embora pertencentes ao meio acadêmico, têm por hábito acessar periódicos científicos. Visando fomentar a busca pelo conhecimento científico e caracterizar o público leitor da REMAT, a mais recente ferramenta à qual a revista aderiu foi o Google Analytics, um software online de análise de acessos que é disponibilizado gratuitamente pela Google. A diversidade e a natureza dos dados já coletados, embora muito recentes ainda, mostram potencial não só para o mapeamento do perfil dos leitores, mas também de suas necessidades e preferências. A coleta e análise dessas informações permitirá entregar ao público-alvo cada vez mais qualidade de conteúdo e facilidade de acesso.

Palavras-chave


Perfil do Usuário; Análise de Acessos; Google Analytics

Texto completo: PDF